Viajar é algo que engrandece a alma e sempre foi uma paixão para mim. Hoje abriremos nossa sessão “viagem” aqui no blog e vamos trazer um lugar mágico chamado Mont Saint Michel.
Situado na França, entre a Bretanha e a Normandia, o Mont Saint Michel é uma ilha localizada no centro de uma baía de 500 km2, a cerca de 360 km de Paris, no noroeste da França.
Conhecido pelo santuário em honra ao arcanjo São Miguel, durante séculos seguintes as construções não pararam e hoje temos o que chamamos de Mont Saint-Michel. No topo do monte é possível ver a abadia, chamada de « A Maravilha », com a imagem do arcanjo logo acima. Reza a lenda que foi após uma aparição do arcanjo Miguel para o bispo de Avranches que se iniciou o projeto.
O que mais chama atenção no Mont Saint-Michel é o fenômeno das marés. Durante alguns – poucos – dias no ano, a maré sobe e o monte se transforma em uma verdadeira ilha. A diferença entre a maré alta e baixa é cerca de 15 km. Se você quiser testemunhar esse fenômeno natural, consulte uma tabela das marés do Mont Saint-Michel antes de pegar estrada, a mesma se encontra no próprio site local.
Em determinados dias de maré alta, em poucas horas, junto ao crepúsculo, é possível ver o monte virar uma verdadeira ilha. Dentro de algumas longas horas, a maré volta a descer e é possível transitar entre o monte e seus arredores. Para os que sonham em ver esse fenômeno acontecer, há alguns hotéis no monte e na região, é possível consultar também no próprio site.
Para ir até o topo do monte é preciso certa preparação física, pois não há elevadores, apenas escadarias que circundam o local. Em seu interior há alguns restaurantes com comidas típicas, como o Omelette de la Mère Poulard e muita história pra contar. Há também lojinhas de souvenirs, produtos medievais e típicos da região.
Aproveite para conhecer também a cidade de Rennes, Avranches et Saint-Malo, cidades incríveis próximas à região, mas essas são cenas dos próximos capítulos.
E vocês, são apaixonados por viagem? Já conheciam o Mont Saint-Michel? Em breve falaremos mais sobre lugares apaixonantes em território francófono.
Merci et à très bientôt.
É realmente um lugar fascinante… Já conheço, mas a vontade de voltar novamente só cresce. Dessa vez vou querer o ver o fenômeno da Maré, deve ser incrível. Obrigado amei relembrar esse lugar. Forte abraço.
Olá Monica, tudo bem? Realmente o Mont Saint-Michel é um lugar muito incrível. Quando estava planejando minha viagem até lá tentei pegar a maré, mas infelizmente são poucas vezes. Espero que próxima você consiga. Muito obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando os nossos novos textos eles serão cada vez melhores!