Dicas para não passar dificuldades com a língua francesa no exterior

0
1108

Todo mundo já ouviu a história de alguém que foi para a França e teve PÉSSIMAS experiências com relação à língua. Isso acontece porque o francês de fato não gosta de ser abordado em inglês, é uma característica cultural e seguir essas dicas abaixo vai fazer com que a língua não seja um problema para você durante a sua viagem para qualquer país francófono.

1. Aprenda palavras-chave em francês para ao menos abordar as pessoas na língua delas

Palavras como merci, désolé, pardon, bonjour, bonsoir, quando usadas corretamente farão total diferença na sua relação com qualquer nativo do país que você está visitando. Abordar as pessoas em sua língua materna demonstra cuidado e respeito pela cultura que você está inserido, além de mostrar para essa pessoa que você se interessa e tirou um tempinho para estudar sobre o país que você está visitando.

Hoje com a globalização é mais fácil encontrar pessoas que falam inglês por aí, eu não indico você ir para a França, Québec, Suíça ou Bélgica sem saber falar nada em francês, mas se esse for seu caso, aprenda essas ”palavrinhas mágicas”, assim sua experiência será mais positiva.

2. Não use ”TU” com alguém que você não conhece

Se você fala francês ou está estudando e quer aproveitar sua viagem para treinar um pouco mais o idioma, perfeito! Porém é importante lembrar de algumas regrinhas base da língua francesa. Uma delas (que a gente vê desde o primeiro dia de aula, rs) é NÃO USAR ”TU” com alguém que você NÃO conhece. O pronome de tratamento ”TU” só é usado em situações onde você conhece a pessoa que você está conversando, quando você conversa com crianças ou em situações extremamente informais (como você encontrar amigos de amigos em um bar, pode ser que eles te abordem usando ”TU”).

O ideal é sempre usar o pronome de tratamento ”VOUS”, seja em um restaurante, em um hotel, numa padaria, independente da idade da pessoa que está conversando com você. Lembre-se, isso é uma questão cultural, é uma particularidade da língua francesa.

3. Prefira ”BONJOUR” ao invés de ”SALUT”

Eu gosto de dizer que umas das palavras mais importantes da língua francesa é bonjour. Para o francês, quando você encontra alguém pela primeira vez no dia é importante desejar um ”bom dia” para aquela pessoa, principalmente se você não a conhece ou não tem certa intimidade com ela. ”Salut” é bastante informal e significa simplesmente ”oi”, não é muito bem-vindo em qualquer situação, prefira dizer ”bonjour” para todo mundo que você encontrar.

Ah, uma dica importante: na França a gente diz ”bonjour” até as 18 horas da noite, que é quando o dia acaba e se inicia a noite. A partir desse horário a gente diz ”bonsoir” para chegar em um ambiente e ”bonne nuit” ou ”bonne soirée” para ir embora. Já no Québec a gente pode usar o ”bonjour” o dia inteiro, mesmo à noite, para entrar ou para sair de um estabelecimento.

4. Conheça um pouco sobre a língua e a cultura do país que você está visitando

Conhecer a língua e a cultura do país que você irá visitar também faz parte da experiência de viajar para um país estrangeiro, além de enriquecer ainda mais a sua visita. Isso te permitirá ganhar ainda mais conhecimento ao visitar um museu por exemplo, você terá mais jogo de cintura ao conhecer outras pessoas, vai conseguir passar pelos famosos perrengues e a língua não vai ser um problema para você durante a sua viagem (até porque ninguém quer problema durante as férias, né? rs)

Se você me segue no Instagram você já viu que eu lancei um e-book: Francês Prático Para Viagem, um guia de viagem definitivo com MUITO vocabulário em francês e dicas para a sua viagem ser um sucesso.

Além disso, o último capítulo é sobre Paris, então se a capital mais charmosa do mundo está no seu roteiro, não deixe de adquirir o seu e-book e ter em mãos várias dicas imperdíveis para a sua viagem. Lembrando que ele serve para todo mundo, desde aquela pessoa que não conhece nada de francês, até falantes e estudantes da língua. Clique aqui para conhecer mais.

Me conte, você já passou por algum perrengue onde não falar a língua foi um problema para você? Me conte aqui nos comentários.

E se você ainda não tem um roteiro formado, que tal conhecer Lyon? Uma cidade incrível que eu contei um pouquinho mais nesse link aqui do blog.

Merci et à la prochaine!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here