Já estamos há mais de um mês em casa em quarentena por conta da pandemia do Covid-19 que parou o mundo e muitas pessoas entram em contato comigo no Instagram pedindo dicas de como manter o ritmo dos estudos durante a pandemia. De fato é extremamente difícil criar uma rotina em casa e conciliar estudos, trabalho, lazer, descanso, família… Como fazer? Ando conversando BASTANTE sobre isso com meus alunos e decidi separar algumas dicas que estou seguindo em casa e espero que possa ajudar vocês.
Organize sua agenda e seus horários
Sim, é muito importante que você organize (por escrito para não esquecer e não se perder) todos os seus afazeres do dia e, principalmente, que você determine horário para cada um deles. Separe tudo que você tem para fazer naquele dia (por exemplo: segunda-feira: 8:00 as 12:00 trabalho; 12:00 as 13:00 almoço; 13:00 as 17:00 retorno ao trabalho; 17:00 as 17:20 pausa para café; etc.) e determine horários para cada um desses afazeres, assim você consegue cumprir tudo ao final do dia e não deixa nada de lado.
Crie um local de trabalho e estudos
É muito importante também que você tenha um local determinado para trabalhar e estudar. Se você já possui uma estação de trabalho em casa ou um escritório, ótimo, mas se você não tiver é preciso encontrar e organizar um local para esses afazeres. Seja um cantinho na mesa de jantar da sala ou uma escrivaninha no quarto ou na varanda, o importante é que você determine um local aconchegante, organizado e silencioso para você trabalhar e estudar com êxito! Não vale estudar deitado na cama ou jogado no sofá, isso faz com que o seu rendimento não seja satisfatório e te faz procrastinar durante o trabalho e estudos.
Mantenha o foco
É difícil esquecer que estamos em home-office, porque várias coisas alheias ao seu estudo e trabalho acontecem ao mesmo tempo quando estamos em casa, o cachorro late, o vizinho faz barulho, as crianças pedem atenção. Isso é muito comum, mas é importante que você mantenha o foco ao trabalhar ou estudar, seja ouvindo uma música gostosa (clique aqui e confira a playlist do Français Pratique no Spotify que pode ser sua aliada nisso), fazendo algumas pausas revigorantes para o café, fechando a porta do escritório. É preciso também conversar com as pessoas que moram com você e que todos entendam que cada um continua tendo seus afazeres e que o respeito e compreensão sejam mútuos.
Seja criativo
A quarentena faz com que a gente organize e reorganize toda nossa rotina e tarefas, isso faz com que a gente seja mais criativo, mais inventivo. Use também essa criatividade no trabalho e nos estudos. Procure outras táticas de memorização, explore a internet e todos os meios de comunicação que ela oferece. Busque cursos, livros, busque conhecimento. Se você tem algum tempinho livre para você, faça com que esse tempo seja revertido em lazer e conhecimento, eles podem sim andar juntos. Sabe aquele prato que você sempre quis aprender a fazer? Ou aquele curso online que você queria tanto e deixou de lado? Ou retomar seus estudos de francês para aquela próxima viagem? Não perca tempo e se reinvente.
Faça planos
Faça planos para quando tudo isso acabar. Planeje aquele café com uma amiga, aquela tão sonhada viagem (que tal conhecer um pedacinho desse paraíso na França que pode ser seu próximo destino?), aquele casamento que teve que ser adiado, aquele passeio com as crianças, aquele descanso de final de semana. Planejar e sonhar faz com que os dias fiquem menos cansativos e nos motiva (E MUITO) a continuar nossa jornada.
(O último e mais importante) Não se fruste se você falhar
Chegamos em um mês de quarentena e até então você não conseguiu fazer 10% do que planejou? Não se fruste por isso. Tente tirar todo esse período como um grande aprendizado, levante a cabeça e, se preciso, tente novamente. Se você falhar de novo não tem problema, estamos vivendo um momento de grande mudança, estamos lidando com muitas coisas novas e é importante que a gente saiba que NADA está totalmente no nosso controle. O que podemos fazer é tentar nos organizar e priorizar nossa saúde física e mental. O descanso consciente também é produtivo.
Lembrando que isso não é regra, são só algumas dicas que funcionam muito bem comigo e que podem funcionar também com você. Se você trabalha e estuda de outra forma e dá super certo, maravilha! Aproveite e compartilhe conosco escrevendo aqui nos comentários como está sendo sua rotina nessa quarentena.
Em breve vou escrever sobre como não parar com seus estudos em francês durante a quarentena. E para adiantar um pouquinho, confira esse post onde eu dou dicas de plataformas super confiáveis para você estudar e treinar seu francês DE GRAÇA.
Merci beaucoup et à bientôt!