Fête de la Musique: a celebração sonora que conquistou o mundo

Se você já esteve na França no dia 21 de junho, provavelmente foi surpreendido por músicos nas ruas, shows gratuitos em praças públicas e uma atmosfera contagiante. Tudo isso faz parte da Fête de la Musique, uma das festas culturais mais queridas do calendário francês — e uma das mais exportadas também!

Como nasceu a Fête de la Musique?

A ideia da Fête de la Musique nasceu da mente criativa do musicista e jornalista cultural Maurice Fleuret, nomeado em outubro de 1981 como diretor de Música e Dança no Ministério da Cultura, então chefiado por Jack Lang, durante a presidência de François Mitterrand. Fleuret desejava promover uma política musical aberta e plural, que representasse toda a diversidade sonora da França, “do acordeão à indústria fonográfica”.

Inspirado por uma pesquisa que revelou que uma em cada duas pessoas na França tocava algum instrumento, ele idealizou um evento que daria espaço tanto a músicos profissionais quanto amadores, rompendo com os limites tradicionais da música de concerto e propondo uma festa totalmente gratuita, descentralizada e espontânea.

A primeira edição aconteceu no solstício de verão de 1982, aproveitando o dia mais longo do ano para levar música a todos os cantos da França. O lema era simples e encantador: “Faites de la musique” (Toque música), que, por um belo jogo de palavras, soa igual a “Fête de la Musique”.

Um evento global

120 países em todos os continentes celebram a Fête de la Musique, incluindo Brasil, Alemanha, Canadá, Japão, Itália, China, e Senegal. Em muitas cidades brasileiras, como São Paulo e Recife, é possível encontrar programação especial nesse dia, geralmente gratuita e ao ar livre.

A proposta é sempre a mesma: música para todos e por todos, seja você um artista amador ou profissional, solo ou em banda, em palco ou na calçada.

Fête de la Musique e seu aprendizado de francês

Participar — ou apenas acompanhar — a Fête de la Musique é uma excelente forma de mergulhar na cultura e conhecer vários artistas francófonos. Você sabia que o Français Pratique tem uma playlist 100% em francês com músicas de todos os estilos e épocas no Spotify? É só clicar aqui e dar play! Não se esqueça de salvar a playlist para você ouvir quando quiser! Uma dica boa é selecionar as músicas que você mais gostar e criar sua própria playlist. Não esqueça de cantar com a letra da música, isso é um ótimo exercício para treinar a pronúncia e ganhar vocabulário!

Quer continuar aprendendo francês com cultura, leveza e qualidade? Não esqueça de seguir a gente no Instagram e confira o nosso post sobre Como não passar dificuldade com a língua francesa no exterior nas suas próximas férias!

Merci et à bientôt!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima