Uma semana estudando francês sozinho em casa. Como?

0
1219

Eu postei essa dica lá na página do Instagram no Français Pratique (se você não viu, clique aqui). Foi um sucesso de visualizações e comentários no meu direct que resolvi trazer isso também para o blog com mais detalhes.

Um dos desafios em aprender um novo idioma é a constância, principalmente relacionado aos estudos fora de sala de aula. Muitos alunos desistem de estudar sozinho por diversas razões, seja por estarem cansados de fazer as atividades propostas no livro ou por simplesmente não saberem por onde começar.

A seguir, 7 atividades diferentes (uma por dia da semana) para você começar a estudar sozinho hoje mesmo, todas com materiais autênticos em língua francesa:

1. LUNDI : estudando com um artigo de jornal

Esse artigo pode ser em qualquer jornal, revista, blog que você se interessar no mundo francófono, sobre o assunto que você preferir, assim fica ainda mais prazerosa a leitura. Eu adoro as notícias do Le Monde, Le Parisien, 20 Minutes… Leia e anote no caderno todas as palavras e expressões novas que você encontrar. No lugar de escrever a tradução dessas palavras, vale a pena escrever um sinônimo em francês (busque em um dicionário francês/francês, eu uso bastante o Larousse.fr ), assim você ganha ainda mais vocabulário e foca em ter contato apenas com a língua francesa.

2. MARDI: estudando com filmes ou séries

Escolha um filme ou episódio de uma série em francês, coloque a legenda em francês se você está num nível básico/intermediário ou tire a legenda caso você se sinta à vontade e esteja em um nível mais avançado. Depois de assistir, escreva no caderno um resumo (en français, bien sûr) de 150, 200 palavras, sobre o que você acabou de assistir. Vale depois entregar esse texto para o seu professor para que ele corrija e que vocês também conversem em sala de aula sobre o assunto.

3. MERCREDI: estudando com música

Ouvir música também é um ótimo exercício de compreensão. A dica aqui é escolher uma música em francês que você se sinta confortável em ouvir e, ao mesmo tempo que você ouvir a canção, ir anotando no caderno todas as palavras e expressões que você conseguir entender (por enquanto sem ler a letra da música!). Depois de anotar tudo que você identificar, pegue a letra e verifique seus erros e acertos. Ouça mais uma vez acompanhando com a letra da música, vale cantar junto também e tentar traduzir a música depois no caderno.

Não sabe onde procurar música em francês? Você sabia que o Français Pratique tem uma playlist super completa no Spotify? Tem mais de 200 músicas em francês de diversos estilos e cantores de várias nacionalidades. Clique aqui e siga a playlist pra você sempre ter em mãos várias músicas em francês!

4. JEUDI: estudando com podcasts

Essa atividade é muito parecida com a de cima, mas super útil para quem não consegue compreender tantas músicas em francês ainda ou quem prefere ouvir podcasts com temas diversos. Eu sugiro um podcast super interessante, feito para estudantes de francês que é o Français avec Fluidité. Escolha o episódio que você preferir, dê play e vai anotando as informações mais importantes que você conseguiu entender. Depois ouça novamente com a transcrição (o texto transcrito fica na descrição de cada episódio no Spotify), verifique suas respostas e as palavras novas que você aprendeu.

5. VENDREDI: estudando com atividades online

Abra o site do TV5MONDE na parte de atividades em língua francesa, escolha o seu nível de francês (A1, A2, B1 ou B2) e logo em seguida aparecerá várias atividades do seu nível: textos, vídeos, músicas, artigos de diversos temas. Responda as perguntas propostas e no final você terá as respostas. Super interessante e o melhor: gratuito e não precisa fazer nenhum tipo de cadastro.

6. SAMEDI: que tal cozinhar em francês?

Que a França e os franceses amam cozinhar, comer e se reunir ao redor de uma mesa, todo mundo já sabe, não é? Que tal fazer igual a eles e praticar o francês ao mesmo tempo? Entre no site Marmiton, um site super interessante com várias receitas autênticas em francês e diferentes níveis de dificuldade. Escolha a receita que você preferir de acordo com seus dotes culinários, reuna todos os ingredientes et voilà! Hora de colocar em prática na cozinha. Essa atividade é ótima para aprender os ingredientes e utensílios domésticos em francês, as unidades de medidas e os verbos no imperativo.

7. DIMANCHE: hora de usar as nossas redes sociais ao nosso favor!

Como anda o feed do seu Instagram, Twitter, Tiktok e do seu Facebook? As redes sociais são ótimas ferramentas para você ter contato com o francês. O ideal é você seguir perfis que postam 100% em francês, que abordam a língua francesa ou que trabalham com temas como a aprendizagem de línguas estrangeiras. Tudo isso serve de incentivo para que a gente tenha contato cada vez mais com a língua que estamos aprendendo, aqui no caso o francês. Não sabe quais perfis seguir? Comece pelo Français Pratique lá no Instagram, abra no perfil do FP os perfis que a gente segue. A grande maioria deles têm relação com a língua francesa e serão ótimos aliados para o seu aprendizado!

Gostou? Comentem aqui embaixo quais as atividades vocês mais se interessaram e me contem como foi estudar francês sozinho durante uma semana. Isso te dará mais autonomia e ao final da semana você com certeza se sentirá mais confiante em falar e continuar com seus estudos de francês.

Quer mais dicas? Confira este último post aqui do blog sobre como inserir a língua francesa no seu cotidiano. Isso irá te ajudar ainda mais nos seus estudos.

Bises et à la prochaine!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here