Aprender uma nova língua é sempre um desafio, porém acima de tudo é necessário bastante disciplina. Talvez essa palavra possa trazer certo receio, ou até mesmo medo, mas a rotina de estudos deve ser bastante prazerosa e leve, assim se aprende no seu ritmo e com eficácia.
Existem algumas dicas básicas que vão ajudar você a conseguir a tão sonhada disciplina nos estudos, e isso inclui QUALQUER língua estrangeira, seja em seus estudos de francês ou de mandarim, por exemplo. As regras são claras e bastante úteis na rotina do aprendizado. Seguem elas:
1º: TER CONTATO COM A LÍNGUA
É possível dizer que aprendemos uma nova língua com cerca de 2hrs de estudo por semana (as exatas 2hrs de estudo que você passa dentro da sua escola de idiomas, por exemplo), porém isso retarda o seu aprendizado de uma forma inimaginável. O ideal é termos contato com a língua diariamente, seja 10 minutos por dia, não importa, só não vale deixar para lembrar da sua nova língua estrangeira na hora do encontro com o professor. Vamos colocar o francês como exemplo? É fácil ter contato com o inglês porque estamos expostos a ele o tempo inteiro, seja na rádio com as várias músicas de inglês que tocam diariamente, ou nos canais fechados de televisão com vários filmes em inglês passando, até mesmo naquele outdoor pela cidade com várias palavras em inglês. Só que com o francês não funciona assim, então é necessário buscar fontes para ter contato com a língua, como o Instagram do Français Pratique ou até mesmo o blog que você está lendo aqui agora, por exemplo. Ouça músicas em francês diariamente, procure dicas de filmes franceses, livros de nível básico, intermediário ou avançado, encontro com alunos que também estudam francês para treinar a conversação. Tudo é válido!
2º: LER EM VOZ ALTA
É muito importante ler em voz alta para treinarmos a pronúncia. A pronúncia é sempre um desafio na hora de aprender um novo idioma e uma dica imprescindível é pronunciar sempre em voz alta, seja o livro que você está lendo ou as frases daquele exercício que o seu professor te passou. A nossa boca é como um músculo que só ganha facilidade em pronunciar aquele fonema com a prática, ainda mais aqueles que não existem na nossa língua materna, como o [y] do francês, o famoso biquinho. Então deixe a vergonha de lado e lembre-se que é errando que se aprende, é na prática que absorvemos.
3º CRIE UMA ROTINA DE ESTUDOS
A rotina é a chave para absorver tudo que aprendemos na teoria, é necessário praticar! Aqueles exercícios de gramática são muitas vezes cansativos. No francês, por exemplo, temos vários tempos verbais e inúmeras conjugações, é preciso praticar todas elas. Uma maneira – tradicional e que dá super certo – é fazer os exercícios de gramática que vamos propor aqui para vocês. Tire dez minutinhos do seu dia para isso, faça um exercício, dois, no dia seguinte cante uma música em francês e analise a letra dela, os vocabulários que você não sabe e que irá absorver, no outro dia veja um vídeo no youtube sobre algum ponto turístico da França (em francês, claro), e faça disso uma rotina, não deixe de estudar nenhum dia, e quando eu falo estudar a gente retoma a dica número 1 que é ter contato com a língua. Todo contato que você tem com a sua nova língua estrangeira é um momento de estudo.
4º: INSIRA A LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SEU DIA A DIA
Faça uso da língua estrangeira que você está aprendendo no seu dia a dia. É simples, é só colocar em prática essa língua em ações do seu cotidiano, como escrever na sua agenda em francês, anotar seus compromissos em francês é uma ótima maneira de aprender e dominar vocabulários e sentenças novas. Não sabe aquela palavrinha na hora de escrever? O dicionário está ali para te ajudar. No começo pode ser um desafio, mas depois acaba sendo automático e vai chegar uma hora que você irá dispensar o dicionário, acredite. Outro exemplo é colocar a linguagem do seu celular em francês. Não tenha medo, o celular é bastante intuitivo e por passarmos tanto tempo junto com ele, você não tem noção do quanto vocabulário irá ganhar com esse ato tão simples! Aproveite e passe as suas redes sociais também para o francês. Baixar aplicativos de jornais e revistas da sua língua de aprendizado também é ótimo, não se esqueça de ativar as notificações, assim você sempre receberá noticiais em francês no seu celular.
5º: NÃO TENHA MEDO E PERSISTA
Não existe uma fórmula mágica que irá te ensinar a falar uma língua de forma fluente em seis meses, por exemplo. Desconfie de tudo e qualquer pessoa que te disser o contrário. É um trabalho árduo e que exige paciência. No meu caso, eu comecei a estudar francês há mais de 10 anos e até hoje eu aprendo coisas novas, e sempre será assim. A dica mais importante de todas é não desistir e persistir no seu sonho. Se você precisa e deseja, por qualquer motivo, aprender uma nova língua, a teoria é fácil: Crie uma rotina, treine todas as competências (escrita, fala, leitura e escuta) e procure sempre ter contato com a língua. Lembre-se, cada um tem o seu tempo e sua dificuldade ou facilidade em determinado ponto, basta acreditar e agir. Conte comigo para isso!
Bonne chance,
Marília Lage.